A EXPOSIÇÃO DE AZULEJOS – ONTEM E HOJE

Mais uma conferência Az Lab no próximo dia 30 de Abril de 2014 | 18h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | sala 5.2

O Azulejo, sendo um revestimento de arquitecturas, só pode ser entendido, em toda a sua plenitude, enquanto património integrado. Só assim é possível entender, em profundidade, duas das suas principais características enquanto arte identitária de Portugal e da Cultura portuguesa: a forma como estrutura arquitecturas, e o modo como serviu de suporte a imaginários e narrativas, em estreita sintonia com a encomenda.
Retirado massivamente dos locais de origem a partir de finais do século XIX, o Azulejo passou também a ser um objecto museológico, integrando colecções públicas e privadas, sendo a sua exposição entendida, desde essa época e ao longo do século XX, de diferentes formas e servido objectivos diversos.
Enquanto ponto de chegada dessa tradição, o Museu Nacional do Azulejo é, nos nossos dias, o principal local onde o azulejo é salvaguardado, estudado e apresentado, quer através de uma exposição permanente, organizada cronologicamente, quer de exposições temporárias apresentadas no Museu, noutras instituições nacionais e internacionalmente, visando fazer avançar o conhecimento nesta área e dá-lo a conhecer a um público alargado.
Nesse sentido, o Azulejo, mesmo enquanto património móvel em contexto museológico, tem-se vindo a assumir, pela sua relevância identitária, como objecto privilegiado de projecção, nacional e internacional, da cultura portuguesa.
Na presente sessão haverá oportunidade de abordar as diferentes formas como o azulejo tem vindo a ser encarado, desde finais do século XIX, enquanto objecto museológico, analisando, para além de questões estritamente museográficas, estratégias de investigação e divulgação, e em que medida estas podem contribuir para devolver sentido a revestimentos cerâmicos retirados do seu espaço de origem.

http://blogazlab.wordpress.com/2014/03/21/a-exposicao-de-azulejos-ontem-e-hoje/

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s