No próximo sábado dia 9 de Novembro, com início às 10h00 da manhã no Chafariz da Esperança na Av. D. Carlos I, realizar-se-á mais um passeio em Lisboa.Será nosso guia o Dr. António Miranda, após o último passeio pelo Bairro Alto no ano passado, que irá acompanhar os Amigos à Madragoa. Passeio este que terá um valor acrescentado pelo grande conhecimento e amor a Lisboa que o nosso guia reconhecidamente tem. Eis o que escreve sobre o bairro que se propõe fazer-nos conhecer:
«Com uma história rica e, sobretudo, uma morfologia urbana única no contexto da cidade, a actual Madragoa continua a ser um dos bairros tradicionais menos conhecidos da generalidade dos habitantes de Lisboa.
Das origens míticas que remontam à romanidade, associadas aos três santos mártires que nomearam a igreja paroquial local e um topónimo que irradiou para outras partes da cidade, o então Mocambo – nome que tanta tinta tem feito correr – teve palácio real e outras casas senhoriais para além de muitos conventos. Embora o seu plano urbanístico seja singular, não é por ele que ficou mais conhecido, pois foram as suas gentes que o celebrizaram. Se as olarias lhe trazem alguma fama nos séculos XVI a XVIII, será a população ligada às actividades marítimas que lhe dará cor e alma, principalmente a partir de meados do século XIX e grande parte da centúria seguinte, com a figura emblemática da varina. O fado também passou por aqui.
De tudo isto tentaremos dar notícia durante o percurso proposto. Nada de exaustivo mas, esperemos, elucidativo”
O passeio terá a duração de cerca de duas horas, não é longo nem tem grandes desníveis.
Inscrições através de :
amigosazulejo@gmail.com
Tm. 915 541 030 – de 2ª a 6ª feira das 10.00 às 13.00 horas
Número limite de 25 participantes
Inscrições até 4 de Novembro
Valor da inscrição Amigos € 10/ não Amigos €12.
As inscrições são somente validadas após recepção do respectivo pagamento, que como habitual, pode ser feito por transferência bancária devidamente identificada para o NIB 0035 0936 0004 3173 6306 3 dos Amigos ou por cheque aos Amigos do Museu Nacional do Azulejo.
Em caso de haver ainda vagas após esta data, poderão ser inscritos não-Amigos.