Como já vem sendo habitual, os Amigos do MNAz levaram a efeito, mais um dos seus passeios culturais por terras de Espanha. Desta o destino foi Toledo, entre 12 e 15 de Setembro p.p.
Parámos em Trujillo para almoçar e ainda pudemos passear pelas ruas e ver alguns dos monumentos desta importante cidade da Estremadura, apesar do muito calor que se fazia sentir àquela hora.
À chegada a Toledo tínhamos à nossa espera Jaime Moraleda – Professor de História de Arte na Universidade de Castilla-La Mancha, especializado em pintura espanhola do séc. XVI e que também sendo guia, nos preparou todo o programa das visitas.
No dia seguinte pela manhã, já na companhia de Alfonso Pleguezuelo, nosso Amigo e Professor catedrático da Faculdade de Belas Artes de Sevilha, que teve a iniciativa de propor este passeio a Toledo, proporcionando-nos todos os contactos locais, iniciámos a nossa visita. Já em Toledo juntaram-se aos amigos o Embaixador de Portugal em Madrid, José Tadeu Soares. o Embaixador António Pedauye, atualmente na embaixada de Espanha em Portugal, e a sua mulher, que apreciaram o grupo e o seu programa, enquanto os amigos, por seu lado, acolheram com agrado a sua companhia e os seus comentários pertinentes sobre os diversos locais que visitámos.
Foram dias muito preenchidos como já é hábito nos nossos passeios. A cidade foi uma surpresa e redescobrimo-la através dos olhos dos nossos excecionais guias. Tivemos ainda o privilégio de aceder a locais normalmente fechados ao público. Podendo, assim, conhecer e admirar mais uns tesouros artísticos desta cidade, antiga Capital do Reino de Espanha e hoje, património da humanidade.
- a Catedral
- a olhar para a Catedral
Não fazendo uma listagem exaustiva de todos os monumentos e locais, visitámos, entre muitos, a Casa da Moeda – onde nos explicaram as diferenças entre o pátio Toledano e o pátio Sevilhano – edifício do séc XIV – que funcionou como casa de cunhagem de moeda por ordem de Isabel a Católica desde 1504; o Claustro da Mona no Convento das Comendadoras de Santiago – onde com carinho as irmãs salvaram um magnifico conjunto de azulejos recentemente recolocado nas paredes; a Capela de São Jerónimo no Convento da Conceção e o refeitório do Convento de São Clemente.
- Casa da Moeda
- Casa da Moeda
- Claustro da Mona
- Claustro da Mona
Também foi-nos proporcionado visitar a Academia de Belas Artes e Ciências Históricas de Toledo, onde se salienta os tetos em madeira pintada Aqui juntou-se Angel Sanchez-Cabezudo um dos grandes colecionadores de cerâmica de Espanha.
- Academia de Belas Artes e Ciências Históricas de Toledo
- Academia de Belas Artes e Ciências Históricas de Toledo
Não nos podemos esquecer igualmente do milenar edifício da Mesquita Bab al Madrum, exemplar único da arte de “Al-Andaluz” posteriormente transformada em igreja e onde recentemente foi descoberto um troço de calçada romana.
- Mesquita Bab al Madrum
- Mesquita Bab al Madrum
Visitámos, como seria óbvio, as magníficas obras de El Greco, quer no Museu de El Greco quer nas várias Igrejas onde estão expostas tendo como um dos pontos mais altos a interpretação, feita pelo Jaime do enterro do Sr. de Orgaz, na igreja de S Tomé. Para além dos tesouros que o Museu de Santa Cruz expõe, alberga igualmente a Coleção de cerâmica Vicente Carranza, cujo curador é Alfonso Pleguezuelo, coleção esta especialmente aberta para o nosso grupo.
- Museu de Santa Cruz
- Museu de Santa Cruz
- Museu de Santa Cruz
A descida a pé, desde o Mosteiro de San Juan de los Reyes até à ponte de San Martín, que atravessa o Tejo, onde nos esperava o nosso autocarro para um passeio panorâmico, permitiu-nos identificar a cidade e as suas muralhas tal como El Greco a viu e pintou na sua famosa vista.
- a ponte de San Martín
- vista panorâmica
Toledo é uma cidade para percorrer com calma, perder-se, descobrir e reencontrar todos os seus monumentos, casas nobres, pátios, igrejas que, por sua vez, já foram mesquitas, sinagogas….
- os nossos guias na Capela de São Jerónimo
- Sinagoga de Santa Maria la Blanca
Ficámos a conhecer esta cidade, mas com muita vontade de lá voltar …
Como sempre a boa disposição e camaradagem entre ao amigos foi determinante no Sucesso deste mais este passeio.