No próximo sábado dia 13 de Outubro, com início às 10h00 da manhã no café A Brasileira, no Chiado, realizar-se-á um passeio pelo Bairro Alto, em que o nosso guia será o Dr. António Miranda, técnico superior na Câmara Municipal de Lisboa, onde actualmente integra a Divisão do Centro Histórico do Bairro Alto, e que já foi nosso convidado para uma conversa à 5ª-feira com o tema “O Urbanismo de Lisboa”.
Quem esteve presente apercebeu-se do enorme conhecimento que tem da capital e que nos transmite de forma empolgante. Este passeio promete muito.
Sobre o percurso por ele estabelecido diz que “pretende dar a conhecer o Bairro Alto, das suas origens quinhentistas às transformações do pós-terramoto de 1755 e até aos finais do século XIX, tanto ao nível do seu urbanismo e arquitecturas, como das suas vivências. O Terramoto de 1755 leva à densificação e à construção de grandes imóveis na periferia do Bairro Alto, isolando-o, e as transformações sócio-políticas seguintes alteram o seu modus vivendi. A decadência da nobreza tradicional leva ao abandono dos palácios, adaptados a habitação colectiva, a tipografias e jornais. Realidade que propicia uma vida nocturna intelectual e boémia. Florescem a prostituição, tabernas, casas de pasto e clubes privados onde se mesclam diversas classes sociais. A adaptação a outros usos dos antigos conventos, a instalação do Conservatório Nacional de Teatro, mas também a sociabilidade burguesa do Chiado contribuem para transformar o Bairro Alto num caso único”. Inscrições através de : amigosazulejo@gmail.com Tm. 915 541 030 Número limite de 25 participantes Inscrições até 10 de Outubro Valor da inscrição Amigos € 10/ não Amigos €12. As inscrições são somente validadas após recepção do respectivo pagamento,que como habitual, pode ser feito por transferência bancária devidamente identificada para o NIB 0035 0936 0004 3173 6306 3 dos Amigos ou por cheque aos Amigos do Museu Nacional do Azulejo. Em caso de haver ainda vagas após esta data, poderão ser inscritos não-Amigos. |