Passeio sábado dia 13 de Outubro – BAIRRO ALTO – 10h

No próximo sábado dia 13 de Outubro, com início às 10h00 da manhã no café A Brasileira, no Chiado, realizar-se-á um passeio pelo Bairro Alto, em que o nosso guia será o Dr. António Miranda, técnico superior na Câmara Municipal de Lisboa, onde actualmente integra a Divisão do Centro Histórico do Bairro Alto, e que  já foi nosso convidado para uma conversa à 5ª-feira com o tema “O Urbanismo de Lisboa”.

Quem esteve presente apercebeu-se do enorme conhecimento que tem da capital e que nos transmite de forma empolgante. Este passeio promete muito.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre o percurso por ele estabelecido diz que “pretende   dar a conhecer o Bairro Alto, das suas origens quinhentistas às   transformações do pós-terramoto de 1755 e até aos finais do século XIX, tanto   ao nível do seu urbanismo e arquitecturas, como das suas vivências. O   Terramoto de 1755 leva à densificação e à construção de grandes imóveis na   periferia do Bairro Alto, isolando-o, e as transformações sócio-políticas   seguintes alteram o seu modus vivendi. A decadência da nobreza   tradicional leva ao abandono dos palácios, adaptados a habitação colectiva, a   tipografias e jornais. Realidade que propicia uma vida nocturna intelectual e   boémia. Florescem a prostituição, tabernas, casas de pasto e clubes privados   onde se mesclam diversas classes sociais. A adaptação a outros usos dos   antigos conventos, a instalação do Conservatório Nacional de Teatro, mas   também a sociabilidade burguesa do Chiado contribuem para transformar o   Bairro Alto num caso único”.

Inscrições através de :

amigosazulejo@gmail.com

Tm. 915 541 030

Número limite de 25 participantes

Inscrições até 10 de Outubro

Valor da inscrição Amigos € 10/ não Amigos €12.

As inscrições são somente validadas após recepção do respectivo pagamento,que como habitual, pode ser feito por transferência bancária devidamente identificada para o NIB 0035 0936 0004 3173 6306 3 dos Amigos ou por cheque aos Amigos do Museu Nacional do Azulejo.

Em caso de haver ainda vagas após esta data, poderão ser inscritos não-Amigos.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s