PASSEIO A CÁDIS , 13 a 16 de Setembro

Entre 13 e 16 de Setembro realizou-se mais um passeio cultural, desta vez a Cádis e a Jerez de la Frontera. Praticamente todos nós já conhecíamos a zona e, por isso mesmo, foi uma agradável surpresa para todos a (re)descoberta  da zona, só possível por termos tido a sorte de sermos guiados pelo nosso  “confrade” Alfonso  Pleguezuelo.

A  cidade foi-nos apresentada de uma forma integral, englobando arquitetura, história, economia e ainda a partilha de sentimentos e recordações pessoais uma vez que parte da família do Alfonso é de Cádis.

Não vou elencar tudo o que vimos (e podem crer que foi muito, como é costume nos nossos passeios) mas não quero deixar de destacar a visita ao Antigo Hospital de Mulheres, obra muito interessante sob o ponto de vista social – se pensarmos que data do séc.XVII- e sob o ponto de vista arquitetónico interessante a capela, com o belíssimo trabalho de estuque no teto,  e a escadaria monumental. Impressionante foi também a visita às duas catedrais. No  último dia em Cádis tivemos o privilégio de poder visitar  o Hospital San Juan  de Dios, com uma belíssima coleção de azulejos holandeses e de ver o Oratório de Felipe Neri no qual, para além da visita ao próprio monumento, ainda foi possível  assistirmos a uma exibição multimédia que nos fez compreender  o ambiente sócio político em que surgiu a Constituição Espanhola de 1812.

A visita a Jerez de la Frontera (sobre a qual alguns de nós tínhamos uma certa reserva por pensarmos, erradamente ,que se tratava de uma prova de vinhos e um espetáculo de cavalos…) proporcionou-nos um entendimento sobre o papel que uma Cartuxa – a belíssima Cartuxa de Jerez- pode desempenhar no desenvolvimento de uma região. E. como ato de contrição, direi que fiquei fascinada com o espetáculo  com os cavalos! Um deslumbramento.

A organização foi, como já é hábito, exemplar, pecando as refeições por serem muito abundantes e calóricas mas deliciosas.   No simpático grupo só faltou (e foi muito notada)  a companhia do nosso Presidente. Pessoalmente quero agradecer à Theda, nossa Vice-Presidente , o empenho , esforço e todo o trabalho que esta viagem lhe deu.

Até à próxima.

Ana Paula G.

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s