Ana Barata é Mestre em História de Arte, especialista em questões de Arquitectura e Urbanismo e, como Amiga do Museu Nacional do Azulejo, aceitou organizar dois passeios a pé, dos quais agora divulgamos o primeiro, à zona oriental de Lisboa, convidando-nos a perceber o desenvolvimento da cidade ao longo dos séculos.
Seremos convidados a compreender o modo como as arquitecturas configuram os espaços da cidade, pela sua implantação na paisagem, pelos caminhos das ruas, travessas e praças, referências para orientação física e mental de cada um de nós.
Por outro lado os lugares têm histórias: os interesses das pessoas que os construíram e habitaram, o que permaneceu até hoje e o que já não existe mas de que se guardam memórias.
O passeio será uma caminhada a pé de cerca de 2 horas pelas ruas, observando os lugares, os edifícios e conhecendo a sua história.
Inicia-se às 10 horas no Clube Ferroviário, rua de Santa Apolónia, nº 59, e termina no Museu Nacional do Azulejo, às 12,30 horas.
Inscrições através de
amigosazulejo@gmail.com
Tm. 915541030
Número limite de 25 participantes
Inscrições até 18 de Abril.
Valor da inscrição Amigos € 10/ não Amigos €12.
O pagamento antecipado pode ser feito por transferência bancária devidamente identificada para o NIB 003509360004317363063 ou cheque aos Amigos do Museu Nacional do Azulejo. Considera-se validada a inscrição após o respectivo pagamento, sendo possível desde já fazer até ao dia 9 de Maio a inscrição para o passeio do dia 12 de Maio, , cujo custo é igual.
LEMBRETE. Dia 19 de Abril. Conversa à 5ª feira, 19 h. João Castel-Branco Pereira fala-nos sobre a República Checa e a cidade de Praga e António Barros Veloso do encontro em Praga de Johannes Kepler e Tycho Brahe, em Outubro de 1600, criadores da ciência moderna.
O restaurante está aberto para bebidas e jantar.