Realizou-se no sábado dia 11 de Fevereiro a visita ao Palácio do Correio Mor em Loures, atingindo-se o número limite de 40 participantes. Com um excelente dia de sol, fez-se rapidamente a viagem de autocarro e um pequeno percurso a pé para o palácio onde fomos recebidos pelo responsável das actividades culturais da empresa Fibreira, actual proprietária do imóvel, Duarte Martins.
Este monumento, restaurado na década de 1970, não era de visita fácil, havendo na actualidade vontade de maior dinamização, usufruto e visibilidade pública do lugar.
O primeiro edifício do século XVII foi integrado como uma das alas do projecto do século XVIII, de planta em U com um pátio de aparato, hoje fechado com grade mas anteriormente com muros, criando um jogo barroco de sucessivas descobertas de espaços diferentes, tal como nos explicou Ana Paula Correia na sua eloquente apresentação e visita ao monumento.
Com efeito foi surpreendente descobrir a cozinha, ricamente azulejada, a monumental escadaria nobre, os sucessivos salões de aparato com silhares de azulejos de gosto entre o Barroco e o Rocócó, de1725 a1775. Avisita terminou no jardim, junto ao tanque guarnecido com painéis de azulejos de temas mitológicos relativos à água.
Regressou-se tranquilamente a Lisboa a horas de cada um poder almoçar a seu gosto.
O sucesso da visita e o número de Amigos que não puderam inscrever-se levou à marcação de uma segunda visita para o dia 25 de Fevereiro próximo cujas inscrições já estão abertas.