Caros Amigos,
Realiza-se no sábado, dia 11 de Fevereiro de 2012, uma visita de meio dia ao Palácio do Correio Mor, em Loures, notável edifício nobre do século XVIII com conjuntos de azulejos de grande qualidade. Anteriormente de difícil acesso, por se tratar de propriedade privada, é possível hoje a sua visita devido a uma abertura dos seus proprietários, o Grupo Fibreira, que promove o seu conhecimento junto do público.
Assim os Amigos agendaram a visita a este monumento de grande valor artístico mas pouco conhecido, guiada pela Professora Doutora Ana Paula Correia, Amiga do Museu Nacional do Azulejo.
O transporte é em autocarro com encontro no Campo Grande, nº 25, edifício de serviços da Câmara Municipal de Lisboa, pelas 9,30 horas, com regresso pelas 13 horas. O limite é de 40 participantes e a inscrição é de € 20.
O pagamento antecipado pode ser feito por transferência bancária devidamente identificada para o NIB 003509360004317363063 ou cheque aos Amigos do Museu Nacional do Azulejo. Considera-se validada após o respectivo pagamento.
Classificado como Imóvel de Interesse Público, o palácio foi construído no século XVII para Luís Gomes da Mata, Correio-Mor no tempo de Filipe II. É atribuída ao italiano António Canevari, um dos arquitectos do Convento de Mafra, o projecto setecentista da fachada em U, cercada por um muro alto com porta brasonada que dá acesso ao pátio. No interior encontramos uma sucessão de magníficas salas onde se destacam os azulejos e os tectos em estuque com pinturas de José da Costa Negreiros, enquanto a escadaria de acesso ao andar nobre apresenta uma bela fonte. Nos jardins salientam-se as cascatas e os azulejos com cenas mitológicas.
A Direcção
Lisboa, 1 de Fevereiro de 2012