Visita à oficina de Henriette Moro

Image

 

Com a participação de 12  Amigos realizou-se no passado dia 26 de Novembro a visita à oficina da ceramista Henriette Moro, instalação anexa à residência própria situada na magnifica paisagem de Colares.

Henriette Moro recebeu o grupo em companhia da filha, Saskia Moro, artista plástica com quem a ceramista tem exposto em conjunto. Theda van Royen apresentou a artista, assinalando o seu temperamento discreto certo com a serenidade que muita da sua produção cerâmica reflecte.

Image

Duas mesas tinham sido montados para receber os Amigos, uma com café e bolos, outra com peças de cerâmica que são referência do trabalho de Henriette Moro, entre cerâmicas  da China e da Índia, lugares onde viveu, até à peça de um autor fundamental da cerâmica ocidental, Bernard Leach e que mais profundamente a marcou.

Image

O trabalho desta autora revela estas influências pelo ênfase dado à modelação orgânica das formas, respeitando a fluidez das pastas, com vidrados serenos, com discretas marcações gráficas rigorosas. 

Algumas das suas peças guarnecem o espaço da habitação, de modo tão natural como outras maiores se integram no ambiente natural do jardim, fontes e esculturas compostas, feitas de grés com vidrados que se inspiram nas formas simples das plantas.

Image

Na oficina, lugar que regista idêntico clima de serenidade interior, foi explicado o processo técnico de produção das peças, entre a formatação e a cozedura,  tendo a ceramista levantado na roda, com extraordinária elegância e a título demonstrativo, uma pequena taça.

Image

 

Cotejando a obra de Henrietter Moro com as produções portuguesas na 2ª metade do século XX, João Castel-BrancoPereira lembrou os experimentalismos de autores do Estúdio Secla nas Caldas da Rainha e que seriam próximos dos princípios estéticos de Bernard Leach.

Primeira de uma das actividades que se deseja continuar, esta visita propiciou um momento especial de contacto próximo com a criação da cerâmica contemporânea de autor.

 

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s