Viagem ao Porto
Realizou-se entre 14 e 16 de Outubro a visita ao Porto, fim de semana cujo programa contemplou patrimónios menos conhecidos como o Mosteiro de São Salvador em Grijó, arquitectura maneirista com imponentes conjuntos de azulejaria do século XVII, o edifício barroco do Paço Episcopal e as Piscinas de Matosinhos, obra inicial do arquitecto Siza Vieira.
Permitiu também ouvir um concerto pela Orquestra Sinfónica do Porto na Casa da Música, passeios a pé pelas fachadas com azulejos e pela rua de Santa Catarina com paragem no belo café Majestic e jantar no Grande Hotel do Porto.
A visita ao Museu de Arte Contemporânea/ Fundação de Serralves centrou-se nos espaços da residência e nos jardins de Serralves e terminou com um lanche na Casa de Chá, antes do regresso a Lisboa.
Ao grupo dos 22 amigos que participaram na viagem juntou-se o professor Manuel Engrácia Antunes na visita à Sé e ao Paço Episcopal, os professores Luís Miguel Duarte e Manuel Matos Fernandes, um dos fundadores dos Amigos, na visita às fachadas da cidade, e o arquitecto Siza Vieira que nos falou das suas duas obras em Matosinhos, as piscinas de maré e a Casa de Chá da Boa Nova.
A satisfação expressa pelos participantes no final da viajem e a certeza de que muito da cidade do Porto ficou por conhecer sugere que outras viagens ao Porto possam ser feitas no futuro, com diferentes itinerários e objectivos.