23 de Setembro
Jantar anual comemorativo da criação do Museu Nacional do Azulejo
O Museu Nacional do Azulejo celebrou em setembro o 31º aniversário da sua criação como Museu Nacional, tendo os Amigos festejado no passado dia 23, com um excelente jantar no Jardim de Inverno do museu.
O jantar foi também ocasião para agradecer à anterior direção, João Castel-Branco Pereira, Ana Paula Gordo e a todos os corpos gerentes, o admirável trabalho que desenvolveram em prol dos Amigos desde a sua criação em 2003.
Alexandra Lopes de Almeida, Amiga desde o primeiro momento, foi nomeada a Amiga do Ano de 2011, distinção entregue pela primeira vez, em reconhecimento do seu inestimável apoio que tornou possível a realização de tantas actividades entre 2004 e 2011.
Os representantes da actual direcção, Paulo Henriques e Theda van Royen, entregaram duas placas cerâmicas de Querubim Lapa aos representantes da direcção anterior, João Castel-Branco Pereira e Ana Paula Gordo, e simbolicamente 11 tshirts, especialmente desenhadas por Teresa Almeida e Silva, aos 11 elementos da equipa, número idêntico às de futebol.
No final do jantar foi sorteado o livro A sentença de Salomão de António Lobo Antunes com ilustrações e um azulejo de Júlio Pomar, peça oferecida pela Galeria Ratton.
O tempo ameno, a deliciosa ementa confeccionada pela Quinta de Santa Sofia, os vinhos oferecidos pela Quinta Monte de Oiro e a inspiradora música da violinista Rita Mendes, proporcionaram uma noite memorável para a vida do Museu, momento inesquecível de convívio e bem estar entre os cerca de 80 Amigos presentes.
- Chegada dos Amigos ao Museu
- Chegada dos Amigos ao Museu
- Andreas Gehlert, Theda van Royen e João Castel Branco
- Maria Antónia Pinto de Matos e Paulo Henriques
- Alexandra Lopes de Almeida, Paulo Henriques e Ana Paula Gordo
- Final do jantar